Logotipo
  • +55(21) 38049289
  • +55(21) 38049290
  • fcce@cnc.org.br
  • Rio de Janeiro-RJ
  • Brasil
Destaques
Carlos Tavares: vacinas grátis, maior porto do mundo e rede 5G

VACINAS

A guerra comercial EUA/China se desenrola, agora no campo das vacinas. São milhões de dólares em jogo, com Trump defendendo a  venda das vacinas produzidas pelo Lab Astra Zeneca, por US$ 2 bilhões, somente para o Brasil. A vacina produzida na China, pelo Laboratório Estatal, segundo o presidente Xi, será um bem público, gratis.

 

NINGBO

Este porto-cidade, ponto inicial da Rota da Seda e o maior porto do mundo, com mais de 1 milhão de ton/carga em 2019, tornou-se, também, o maior do mundo em conteineres, com o total de 26,3 milhões de TEUS ( padrão internacional de 6m), superando Roterdã e Los Angeles. Visitei longamente Ningbo, acompanhado pelo diretor Jiang Tao, que me levou a alguns quilometros da enorme ponte de 36 quilometros que liga a cidade ao porto de Xangai. Ningbo tem ligação com 600 portos de mais de 100 países.

 

HUAWEI

Seguindo a tradição, o Reino Unido se opõe aos novos investimentos de 5G da rede chinesa Huawei, inclusive está promovendo a retirada dos equipamentos da multinacional chinesa de telecomunicações. Antes, a França já havia proibido os investimentos da Huawei. No Brasil, ao contrário, o presidente da Câmara Rodrigo Maia, afirmou que a implantação do 5G  não deve ser politizada e que as empresas chinesas devem participar do leilão a realizar-se em julho. Parte do governo está alinhado ao presidente Trump que alega questão de segurança. Os chineses contam com a influência do vice-presidente Hamilton para conseguir os investimentos da Huawei.

Federação das Camaras de Comércio Exterior 2020