Logotipo
  • +55(21) 38049289
  • +55(21) 38049290
  • fcce@cnc.org.br
  • Rio de Janeiro-RJ
  • Brasil
AGENDA
Da Pandemia para a Utopia – 3ª edição
01/07/2020
01/07/2020
18:00:00
19:30:00

Na terceira reflexão da série Da Pandemia para a Utopia, idealizada por José Luiz Alquéres, vamos abordar os desafios urbanísticos…

Local
Firjan Online

Na terceira reflexão da série Da Pandemia para a Utopia, idealizada por José Luiz Alquéres, vamos abordar os desafios urbanísticos do Rio de Janeiro.

O que se espera para a cidade maravilhosa em 2040?

Discutiremos a importância do rearranjo físico-institucional da cidade; uma estratégia habitacional para o Rio como cidade funcional, sustentável e bela; além da viabilidade de transformá-lo no município de maior IDH do Brasil, nos próximos 20 anos. Será um debate sobre o papel do Rio para seus habitantes, para o Brasil e para o mundo, abordando os desafios de uma cidade funcional, econômica e verde e suas principais áreas e dinâmicas de crescimento.

Este webinar é uma realização Firjan, Cebri, Comerc Energia e Megawhat.

Acontece em 1º de julho de 2020, das 18h às 19h30.

Participantes:

Abertura:

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira 
Presidente da Firjan

Anfitrião:

José Luiz Alquéres
Engenheiro, empresário, editor, ex-Presidente e conselheiro das maiores empresas de infraestrutura do país, da Associação Comercial, Membro Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Conselheiro da Casa Firjan, do CEBRI e da Comerc.

Convidados:

Washington Fajardo
Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Loeb Fellow pela Harvard University Graduate School of Design (GSD) e Visiting Researcher pelo Rockefeller Center for Latin American Studies, pesquisando políticas e soluções habitacionais. É sócio proprietário na Desenho Brasileiro Arquitetura e Design. Foi presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural.

Miguel Pinto Guimarães
Arquiteto e urbanista formado pela UFRJ. Aos 18 anos, abriu seu primeiro escritório, junto com Thiago Bernardes. Em 2003, Miguel deixa a sociedade e inaugura seu novo studio, o Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados (MPGAA). Desde então é autor de quase mil projetos em todas as regiões do Brasil e no exterior. Seu trabalho abrange diversas áreas da arquitetura, desde casas e edifícios residenciais a hotéis, escolas, restaurantes, e projetos urbanos em diferentes escalas. Recentemente, a sustentabilidade e o diálogo com o ambiente natural tem sido a principal característica dos seus projetos.

Sérgio Magalhães
Arquiteto e doutor em urbanismo (UFRJ/FAU-Prourb), é professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ. Foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000) e secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2002). Recebeu o Prêmio FAD-2012, em Barcelona, pelo Programa Favela-Bairro e o Prêmio América de Arquitetura, em 2013, em Bogotá. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e é presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021RIO.

Moderação:

Cristiane Alves
Engenheira de produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em administração de empresas pela PUC-Rio, especialização em administração na Insead e em gestão empreendedora na UFF. Gerente Geral de Desenvolvimento e Inovação Empresarial na Firjan.
Assista à transmissão!

Federação das Camaras de Comércio Exterior 2020